FOX MENU

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Desbloqueio Drive Hitachi


LT+ 2.0b Firmware drive 79


http://www.multiupload.com/D3NZRFOHMO


JungleFlasher v0.1.90 (293S)B


http://www.multiupload.com/3MMXNRGSOI

Obs: tutorial feito com a jungle 1.51 mais nao muda nada com a nova jumgle recomendo a jungle a cima


Segue abaixo os procedimentos de atualização do Hitachi:



Em primeira mão voce deve entender que existem varios modelos de hitachi, as mais comuns sao as 58, 59 , 78 e 79, e existe uma diferença enorme na hora de atualizar a firmware. Existem procedimentos distintos para colocar em vendor mode, primeiro identifique qual o seu modelo.
Para Drives 58/59 ou anterior, é preciso colocar em MODE-B, para modelos 78/79, é preciso fazer o UNLOCK e depois colocar em MODE-B.
O procedimento de colocar em MODE-B e de leitura de Firmware é diferente, o de escrita o mesmo, leia o tutorial ate o final para nao ficar com duvidas no meio do processo.
O material necessário é o mesmo dos demais, Jungle Flasher, .Net Framework 2.0 (XP) e .Net Framework 3.5 (Vista - nao sei de ninguem que tenha conseguido atualizar pelo vista, mas isso pe outro caso).


Conecte o drive do DVD na porta sata do micro, pode ser com um Xtractor ou conectando usando o Xbox para ligar o DVD, mais abaixo tem melhor explicado.



Entre no Jungle Flasher:


Abra a Tela Hitachi GR 3120:

A Tela abaixo ira se abrir, identifique em Port Properties se esta selecionada a porta SATA onde conectamos o Xbox, se nao aparecer mude a porta sata do micro, de preferencia a SATA 2.

Verifique em I/w rev: o modelo do seu Hitachi.



Veja abaixo qual o procedimento que vc deve seguir.


Agora o procedimento colocar o drive em mode-b para firmwares modelos anteriores ao 78, modelos v32, v36, v40, v46, v47, v58 e v59.





A tela de aviso abaixo ira se mostrar, se você estiver usando um Xtractor fica muito mais facil, é so ligar e desligar o aparelho, abrir a gaveta e clicar em ok. Para quem esta usando um Xbox, nao tem muita complicacao tambem nao, desligue e ligue o console e abra a gaveata do DVD. Depois e clicar em ok e seguir o procedimento.


Aguarde 15 segundos para entrar em MODE-B.



O log abaixo ira ser mostrando dizendo que foi realizado a operacao de entrar em MODE-B.





Agora o procedimento de leitura de firmwares modelos anteriores ao 78, modelos
v32, v36, v40, v46, v47, v58 e v59.

Verifique se em port properties esta selecionada a porta onde o DVD esta conectado, em vendor tem que aparecer o modelo, e em f/f rev. o modelo de firmware, no caso abaixo o 0059.
Selecione USE PortIO, em DRIVE REVISION, o modelo do DVD no nosso caso agora 58/59.


- Transfer Method - Classic;
- Flash Options - Dump Drive (ler firmware)

Em flashing Options.
- Clique em Read to Source;

A firmware sera lida, a tela de Dumping abaixo ira aparecer, uma tela de salvamente ira se abrir pedindo para vc armazenar. Guarde em local seguro.


Salve o arquivo em local seguro, pois contem as chaves de desbloqueio do seu aparelho, de preferencia tenha backup. Pode ser renomeado.

Voce pode verificar a Salvar a chave de desbloqueio indo da Aba firmware tool 32, clique em SAVE DRIVE KEY, guarde o arquivo em local seguro
Caso vc tenha um modelo 78/79, como demonstrado na tela abaixo, use esse procedimento para colocar em vendor mode, se o seu for outro, pule esta etapa.
Verifique em Port properties o modelo do DVD, e versao da firmware, no caso abaixo, 79.
Vc ira precisar criar um CD de audio para colocar o DVD em MODE-B, clique em Insert the 79 Unlock 79 Audio CD, baixo o arquivo, grave em um CD, coloque no DVD.
Clique em 79 Unlock.
O processo de colocar em MODE-B tem inicio, com o CD de audio dentro do DVD, ele ira tocar o CD ate entra em mode-b, a tela abaixo tem o processo. Retire o Cd de audio no final do processo.
Selecione agora USE PORT IO, 78/79.
Selecione a unidade correta do DVD.
Selecione a opcao RAM UPLOAD;
Em flashing Options, selecione DUMP DRIVE (ler firmware);
Agora clique em READ TO SOURCE, uma tela de salvamento ira se abrir.
Agora o processo de leitura da firmware ira se iniciar, a linha abaixo de done ira aparecer, dizendo que a firmware esta sendo lida;


A tela abaixo pedindo para salvar o arquivo ira se abrir, guarde em local seguro, pode ser renomeado para melhor identificacao.
Voce pode checar e salvar a chave de desbloqueio na aba Firmware Tool 32, mas essa aba nao tem utilidade para drives Hitachi;

O desenvolvedor do Ixtreme, fala para nao atualizar Ixtreme sobre Ixtreme, ele pede primeiro para voltar o drive para a versao de firmware do fabricante, e depois atualizar para o Ixtreme, para evitar problemas de "checkcum", a tela abaixo ira se abrir dizendo isso. Com o Ixtreme 1.51 no arquivos Hitachi.rar, tem todas as firmwares, as originais e com Ixtreme, descompacte tudo na pasta firmware dentro da pasta do jungle flasher.


Agora para atualizar o drive, é necessario copiar o arquivo do Ixtreme 1.51 para a pasta firmware tool dentro da pasta do jungle flasher, descompacte o modelo Hitachi referente ao modelo do seu DVD, ou todos, ele reconhece o modelo e o arquivo correto para atualizacao, so nao pode renomear os arquivos extraidos do ixtreme.
O processo de escrita é automatizado.
Agora vamos atualizar o Drive do Hitachi com o Ixtreme 1.51. Siga a observaçao acima antes de continuar. Serve para todos os modelos, essa é a fase de escrita da firmware.


Verifique se todas as opcoes em vermelho abaixo estao marcadas.
Em Drive Revision, selecione o modelo do seu DVD, agora o procedimento pode ser utilizado por todos os modelos, é so selecionar o modelo correto.
Em transfer metod, para drives 78/79 use o Ram Upload, para modelos inferiores, o Mode Select.

Marque a opçao Flash Ixtreme, e clique em Flash Hacked/Fw, isso fara que o programa leia a firmware com Ixtreme 1.4 ou anterior;
A tela abaixo descrevendo o processo de leitura ira aparecer, no final uma tela de salvamento ira se abrir.
Salve o arquivo em local seguro, ele contem as chaves de desloqueio, pode ser renomeado para identificacao futura.
Neste momento o programa ira identificar a sua versao de drive e ler da pasta firmware tool, os arquivos do Ixtreme para o seu drive, ele identifica o modelo e o arquivo, por isso nao podemos renomear os arquivos do Ixtreme.
Se a leitura foi Ok, ele ira ao final testar a estabilidade de leitura da firmware, a tela abaixo ira se abrir dizendo que esta tudo ok, clique em Yes.
Depois de clicar em Yes, o programa ira escrever a firmware, a tela abaixo dizendo que a firmware esta sendo atualizada ira se abrir.


Ao final do procedimento de escrita o drive ira realizar um teste de checksum, nao vou entrar em detalhes tecnicos. Aguarde chagar ao final do procedimento.
Pronto, firmware atualizada, agora é os testar e ir pro abraco.
Abaixo o procedimento para voltar com o drive com a firmware original de fabrica:
Selecione o seu modelo de DVD em Drive properties, e Restore Firmware. O drive tem que estar em Mode-B, para 78/79 em mode-b e unlock.
Selecione Restore Firmware e clique em RESTORE TO STOCK.
O programa ira ler a firmware original para extrair a chave de desbloqueio. Uma tela de salvamento ira se abrir no final do processo.
O programa agora ira testar a estabilidade de leitura da firmware, e se estao presentes os arquivos para atualizacao, se estiver tudo ok, a mensagem abaixo ira aparecer, clique em YES;



O mesmo procedimento de escrita descrito anteriormente ira se realizar, no final uma tela dizendo que o Checksum esta ok, clique em ok, e teste o DVD, se estiver restaurando para atualziar com uma versao mais nova do Ixtreme, nao precisa testar, é so repetir o processo do inicio.

Bom galera é isso ai, a grande diferenca deste para os demais modelos, é porque estamos trabalhando com outro modelo de firmware, o processo de escrita e leitura sao completamente diferentes.
Ainda nao revisei o portugues, mas o processo é esse, testado e aprovado.
Abs a todos!!

0 comentários:

Postar um comentário